APA Ilhas e Várzeas do rio PR integra unidades de conservação ambiental

Umuarama – O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade terá em Umuarama, nos próximos dias, um escritório da APA Ilhas e Várzeas do Rio Paraná, que terá a missão de ordenar a ocupação e o uso sustentável do entorno do rio Paraná, além de promover maior interação entre as unidades de conservação que cuidam das ilhas, várzeas, afluentes, lagoas e florestas no rio Paraná. A APA será chefiada pelo biólogo Erick Xavier, que foi cedido ao órgão pelo Coripa.

Em entrevista ontem ao Umuarama Ilustrado, Erick disse que esta é uma iniciativa, que teve início com a instalação da sede administrativa do Parque Nacional de Ilha Grande pelo chefe da unidade Romano Pulzatto Neto e que resultará numa ação conjunta das as instituições que cuidam da preservação ambiental no entorno do rio Paraná, incluindo o Coripa presidido pelo prefeito de Altônia, Amarildo Novato, com sede em São Jorge do Patrocínio, o Comafen com a sua sede em Porto Rico, além das sedes do ICMBio em Guaíra e Dourados.

A intenção é trabalhar também pela aproximação das unidades REBio Perobas, o Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema (Mato Grosso do Sul) e da Estação Ecológica do Caiuá em Diamante do Norte, para a criação de um Núcleo de Gestão Integrada com sede na cidade de Umuarama.

Área protegida
APA Ilhas e Várzeas do Rio Paraná é uma unidade de conservação federal de uso sustentável, criada em setembro de 1997 com o intuito de ajudar a proteger o único trecho do rio Paraná livre de barragens e servir como zona de amortecimento para o Parque estadual das Várzeas do Rio Ivinhema (PEVRI) e o Parque Nacional de Ilha Grande (PNIG), ambas unidades de proteção integral.

Conhecida como “APA Federal”, apresenta uma área aproximada de 1.003.059 ha e compreende as ilhas do rio Paraná, as águas interiores, áreas lagunares e lacustres, várzeas, planícies de inundação e áreas adjacentes a estes ambientes, os quais estão localizados em 25 municípios brasileiros inseridos nos estados do Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo.

 

(Fonte: Umuarama Ilustrado)

GUAÍRA - 73 ANOS

Parabéns ao município de Guaíra pelos seus 73 anos de histó

NOVO CONTATO TELEFÔNICO
Ligue ou encaminhe sua mensagem via WhatsApp.
Uma noite memorável, cerimônia de assinatura de convênio junto a Itaipu Binacional
15/10- O convênio irá abranger as áreas de gestão de resíduos sólidos, energia renovável e manejo de água e solo.
Municípios Consorciados
Mapa do site
CNPJ: 00.678.603/0001-47 | Consorcio Interm P/Cons Reman Rio Pr e Areas Influenc.
Website desenvolvido por