O Ibama, em parceria com o Comando de Policiamento Ambiental Militar do Amazonas, está realizando a segunda fase da Operação Onda Verde no estado. O objetivo da ação é fiscalizar locais com indicativos de desmatamento e vistoriar áreas embargadas pelo instituto.
Até o momento, a fiscalização já contabilizou 62 áreas vistoriadas, com oito termos de embargo lavrados, que resultaram em 706 hectares de áreas embargadas, além de oito autos de infração aplicados, o que equivale a R$ 3,5 milhões em multas. Estes números correspondem aos resultados parciais da operação realizada nos municípios de Lábrea e Boca do Acre.
A expectativa para a segunda fase é prevenir e dissuadir novas frentes de desmatamento ilegal na Amazônia. Após a Operação Onda Verde, o instituto continuará as ações de fiscalização em Boca do Acre e Lábrea através da Operação Guaricaya I. Além disso, as ações serão intensificadas nos municípios onde for identificado um alto índice de ocorrências, conforme o monitoramento realizado pelo Ibama.
Fonte: Ibama