Temporais provocaram estragos nos três estados da região Sul do Brasil. Em Santa Catarina, duas pessoas morreram e 60 cidades suspenderam as aulas. No Rio Grande do Sul, duas mil pessoas já tiveram que abandonar as casas.
Uma senhora de cadeira de rodas teve que ser resgatada no meio da madrugada. A chuva não deu trégua a noite toda, em Esteio, na Grande Porto Alegre. “Tá a água acima da cintura, acordamos com a água já pelo joelho”, diz um morador.
As ruas amanheceram completamente alagadas. Dentro das casas, a água chegou à altura das janelas. “Entrou tudo, molhou tudo, nunca tinha entrando lá”, conta uma moradora.
Mais de 600 pessoas já tiveram que deixar as suas casas, mas muitas famílias continuam isoladas. Para piorar a situação, a temperatura começou a cair. Por isso, barcos tem que trabalhar depressa para retirar a população.
A prefeitura de Esteio encaminhou decreto de situação de emergência e antecipou as férias escolares. Os temporais causaram estragos em 33 cidades gaúchas. Cerca de duas mil pessoas tiveram que sair de casa.
O mau tempo chegou também ao oeste de Santa Catarina: 34 cidades foram atingidas. Duas pessoas morreram por causa dos temporais. No município de Saudades, a Polícia Civil resgatou uma família inteira que se abrigou nas árvores. A casa deles foi arrastada pela enxurrada.
Fonte: G1