Alunos de escola público do A

Um projeto desenvolvido por um grupo de quatro estudantes do segundo ano do ensino médio de uma escola da rede pública de Rio Branco utiliza o calor do sol para a produção de energia de forma sustentável. De acordo com os estudantes, o trabalho deles foi selecionado para participar de uma feira de ciência e tecnologia no Rio Grande do Sul.

A criação dos estudantes é o protótipo de uma mini placa solar. O calor do sol aquece uma folha de papelão e com a ajuda de pequenos transmissores, é transformado em energia. A pesquisa deles foi selecionada para participar do Mostratec.

Segundo os alunos, foi através de muitas horas de estudo na biblioteca da escola que a ideia de desenvolver o projeto surgiu. “Nós observamos que o que mais aqui é o calor do Sol. Ou seja, é uma energia extremamente abundante. Então procuramos aplicar ela em um projeto que seria sustentável”, explica a estudante Bruna Letícia.

De acordo com os estudantes, a pesquisa contou com o apoio do professor de Física. O professor Paulo César diz que mesmo antes deles embarcarem para o Rio Grande do Sul, ele se sente orgulhoso com os resultados e conquistas dos alunos.

“Mostra que a gente está tentando fazer um trabalho científico, voltado para todas as disciplinas. O essencial de tudo é a busca de um conhecimento mais diferenciado para que eles tenham capacidade de desenvolver todas as habilidades. Quem sabe, futuramente, eles serão pesquisadores ou cientistas, que o Brasil tanto precisa”, diz o professor de física.

A coordenadora de ensino Rosana Paiva diz que o reconhecimento do grupo serve de exemplo para os outros estudante. “A gente percebe que os meninos buscam, estudam, procuram fazer e mostrar o melhor. Com certeza vai refletir no conhecimento, no crescimento como pessoa, como aluno e também como aprendizado mesmo”, afirma.

 

Fonte: G1

CORIPA recebe o prefeito de Douradina na sede do Consórcio
17/04- Discutiram sobre a elaboração do projeto de pavimentação da Estrada Santa Isabel.
CORIPA COMEMORA SEUS 30 ANOS
30/03- Foi o primeiro consórcio público do país criado com a finalidade de conservação da natureza e ao longo dos anos ganhou destaque em âmbito nacional em reconhecimento.
RIO+LIMPO – ALTÔNIA
25/03- A ação contribui para a preservação do meio ambiente e a conscientização da população em prol de uma vida mais saudável.
Municípios Consorciados
Mapa do site
CNPJ: 00.678.603/0001-47 | Consorcio Interm P/Cons Reman Rio Pr e Areas Influenc.
Website desenvolvido por