Cientistas descobrem ouro em árvores de eucalipto

Cientistas australianos encontraram minúsculos traços de ouro em folhas de eucalipto, um incrível marcador da localização do metal no subsolo.

“Esta ligação entre o crescimento da vegetação e depósitos de ouro enterrados pode ser fundamental no desenvolvimento de novas tecnologias para a exploração mineral”, disse um resumo de imprensa.

Eucaliptos são árvores que podem atingir até 10 metros de altura. Eles fincam suas raízes até 40 metros abaixo do solo de regiões secas para buscar água. Suas raízes podem ultrapassar locais ricos em ouro,. Então, quando eles absorvem a água, parte do ouro também é absorvido.

As árvores estudadas estão nas regiões oeste e sul da Austrália. A descoberta foi possível graças à utilização de raios-X nas folhas, ramos, tronco e no solo.

Como o ouro é tóxico para a árvore, o metal é conduzido para as suas extremidades (folhas), onde a concentração é mais elevada do que no restante da árvore.

A descoberta pode levar ao desenvolvimento de novas técnicas para a exploração do metal que, embora seja amplamente utilizado em joias, é também de suma importância para a eletrônica.

Fonte: misteriosdomundo.com

CORIPA recebe o prefeito de Douradina na sede do Consórcio
17/04- Discutiram sobre a elaboração do projeto de pavimentação da Estrada Santa Isabel.
CORIPA COMEMORA SEUS 30 ANOS
30/03- Foi o primeiro consórcio público do país criado com a finalidade de conservação da natureza e ao longo dos anos ganhou destaque em âmbito nacional em reconhecimento.
RIO+LIMPO – ALTÔNIA
25/03- A ação contribui para a preservação do meio ambiente e a conscientização da população em prol de uma vida mais saudável.
Municípios Consorciados
Mapa do site
CNPJ: 00.678.603/0001-47 | Consorcio Interm P/Cons Reman Rio Pr e Areas Influenc.
Website desenvolvido por