A Usina Hidrelétrica de Itaipu, em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, voltou a abrir o vertedouro às 10h deste domingo (25) para escoar água do reservatório. Entre sexta (16) e segunda-feira (19) vertedouro também escoou o excedente.
A reabertura das comportas, segundo a Itaipu, é para regularizar o nível do reservatório, que está alto em função das chuvas localizadas que caem na região.
Neste domingo, a hidrelétrica operou normalmente com cota de 220,32 acima do nível do mar. A cota normal de operação varia entre 218,30 e 220,30, e quando passa disso o vertedouro costuma ser aberto.
A produção por volta das 12h, chegou a 9.997 megawatts (MW), a potência instalada é de 14.000 MW. Como o consumo no fim de semana é menor, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) pede que a usina diminua um pouco a produção. Com isso, a unidade libera a água.
No momento em que o vertedouro foi aberto, a vazão foi de 662 metros cúbicos de água por segundo. Às 12h, vertia 737 metros cúbicos de água por segundo. De acordo com a Itaipu, o vertedouro deve fechar ainda neste domingo.
Recorde de produção – Durante a semana, a usina bateu três recordes consecutivos de produção horária de energia elétrica.
Na terça-feira (20), a marca história estabelecida em março deste ano foi superada duas vezes: quando a hidrelétrica gerou 14.145 MW em dois horários diferentes. Já na quarta-feira (21), foram 14.238 MW, mais que a potência instalada.
As marcas histórias são resultado da maior abundância de matéria-prima em função das chuvas no estado e da maior demanda por energia por parte do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
Fonte: G1