APA NO PARANÁ CONCILIA PRODUTIVIDADE E CONSERVAÇÃO

Brasília (30/11/2015) – A Área de Proteção Ambiental (APA) Ilhas e Várzeas do Rio Paraná, gerida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), no estado Paraná, acaba de promover o 1º Seminário Técnico Sobre Boas Práticas na Produção Agropecuária.

Durante os debates, os participantes puderam conhecer exemplos de boas práticas produtivas no interior da APA que podem ser replicadas por outros produtores donos de propriedades em áreas ambientalmente sensíveis.

A ideia foi mostrar que é possível produzir com alta rentabilidade e organização comunitária, mantendo a conservação dos recursos naturais. O encontro foi organizada pela direção da APA em parceria com o conselho gestor.

Ao final, os participantes decidiram aprofundar, durante a elaboração do Plano de Manejo, o debate a respeito da conservação de solo e água, agrotóxicos, pagamento por serviços ambientais, entre outros temas, que serão divulgados em cartilha a ser distribuída às entidades participantes do evento.

Diálogo

Na abertura do seminário, o chefe da APA, Erick Caldas Xavier, convidou o setor agropecuário e os órgãos ambientais para o diálogo. “Tanto o meio ambiente quanto a produção rural estão sujeitos às mudanças climáticas e às crises atuais e às que estão por vir. Não somo vizinhos, dividimos a mesma casa”, afirmou.

Xavier destacou que metade do território da unidade de conservação que protege o Rio Paraná é formada de áreas naturais e a outra metade é constituída de áreas produtivas, principalmente pecuária, soja, milho, arroz e cana-de-açúcar. “Precisamos dialogar mais e melhor”, concluiu o chefe da APA.

Estiveram presentes no evento autoridades representantes de órgãos ambientais locais, de extensão rural, prefeituras, sindicatos rurais, cooperativas, produtores e empresas voltadas à produção agroindustrial, além de políticos, acadêmicos e professores da região. 

Fonte: ICMBio

 

Matéria Umuarama Ilustrado: http://digitalilustrado.aquisolucoes.com.br/edicao/?edi=82#page/6

CORIPA recebe o prefeito de Douradina na sede do Consórcio
17/04- Discutiram sobre a elaboração do projeto de pavimentação da Estrada Santa Isabel.
CORIPA COMEMORA SEUS 30 ANOS
30/03- Foi o primeiro consórcio público do país criado com a finalidade de conservação da natureza e ao longo dos anos ganhou destaque em âmbito nacional em reconhecimento.
RIO+LIMPO – ALTÔNIA
25/03- A ação contribui para a preservação do meio ambiente e a conscientização da população em prol de uma vida mais saudável.
Municípios Consorciados
Mapa do site
CNPJ: 00.678.603/0001-47 | Consorcio Interm P/Cons Reman Rio Pr e Areas Influenc.
Website desenvolvido por