No último dia 16 de junho, os conselheiros do Parque Nacional de Ilha Grande estiveram reunidos na cidade de Guaíra/PR para avançar com as discussões para o Plano de Ação do Conselho Consultivo do Parque.
Membros de setores como pesca, apicultura, turismo, produção agropecuária e do poder público, estabeleceram ações e metas para gestão 2016-2017 do Conselho, referente aos temas Plano de Manejo, educação ambiental, pesquisa, turismo, pesca e apicultura.
De maneira geral as Câmaras Temáticas irão iniciar os trabalhos do Conselho realizando levantamentos e contextualizando a atual realidade do Parque.
A Câmara Temática de Plano de Manejo irá iniciar um trabalho de revisão do Plano de Uso Público do Parque e uma das atividades previstas é a visita a campo de potenciais atrativos turísticos que poderiam ser explorados na área protegida e em seu entorno.
A equipe responsável pelo tema “turismo” propôs um levantamento das atividades já existentes e do potencial turístico na região, enquanto a equipe de pesquisa pretende realizar ação semelhante a respeito das pesquisas já realizadas no Parque Nacional.
Quanto ao tema apicultura, o Conselho elaborará um plano de controle para que não haja novas ocupações por apicultores no interior do Parque e na sequência o delineamento de retirada das colméias atualmente existentes.
Foi proposto também pela Câmara Temática de Educação Ambiental a elaboração de um material educativo para ser utilizado em capacitações nas escolas dos municípios que compõem o Parque Nacional de Ilha Grande. O grupo responsável pelo tema “pesca profissional” propôs o levantamento socioeconômico dos pescadores profissionais do Parque.
O Plano de Ação do Conselho é um planejamento de atividades, a serem realizadas no período de mandato do Conselho, tendo como objetivo apresentar as prioridades de ação para a gestão da Unidade de Conservação.
(FONTE: Parque Nacional de Ilha Grande)