Como pôde a vida na Terra ter se originado desenvolvendo células a partir de compostos orgânicos? Impactos enormes de cometas e meteoritos (assim como aquele que pôs o fim ao reinado dos dinossauros há 65 milhões de anos) podem ter contribuído com a vida na Terra. Na verdade, antigas crateras de impacto podem ser precisamente onde a vida foi capaz de desenvolver em uma Terra primordial e hostil.
Esta é a hipótese proposta por Sankar Chaterjee , Professor de Geociências e curador de paleontologia no Museu do Texas Tech University .
"Isso é maior do que encontrar qualquer dinossauro. Isto é o que todos procuram, o "Santo Graal" da ciência ", disse Chatterjee.
Nosso planeta não foi sempre um "mar de rosas" amigável para a vida... muito pleo contrário, no início de sua história, a Terra não era nada hospitaleira para a vida como a conhecemos.
"Quando a Terra se formou há cerca de 4,5 bilhões de anos, era um planeta estéril, inóspito para organismos vivos", disse Chatterjee . "Era um caldeirão fervente de vulcões em erupção, com intensos impactos de meteoritos e gases nocivos. Um bilhão de anos mais tarde, foi um plácido planeta oceânico repleto de vida microbiana (os ancestrais para todos os seres vivos)".
Mas fica uma dúvida: como ocorreu essa transição? Essa é a grande questão da paleontologia, e Chatterjee acredita que ele pode ter encontrado a resposta deitado dentro de uma das crateras mais antigas e maiores do mundo.
Depois de estudar os ambientes das mais antigas rochas e fósseis na Groenlândia, Austrália e África do Sul, Chatterjee disse que estes poderiam ser restos de antigas crateras e podem ser inclusive os locais de origem da vida, em ambientes profundos, escuros e quentes, semelhante ao que é encontrado perto de fontes hidrotermais nos oceanos de hoje.
Meteoritos maiores que criaram bacias de impacto com cerca de 350 quilômetros de diâmetro, inadvertidamente, tornaram-se os locais perfeitos, de acordo com Chatterjee . Estes meteoritos também perfuraram a crosta terrestre, criando aberturas vulcânicas geotérmicas. Eles também trouxeram os blocos básicos da vida para essas enormes crateras .
Além de novos compostos orgânicos, e no caso dos cometas, quantidades consideráveis de água, corpos que vieram parar aqui na Terra também podem ter trazido os lipídios necessários para ajudar a proteger o RNA e permitir-lhes desenvolver ainda mais.
Fonte: mistérios do mundo