Por mais improvável que pareça, dois cirurgiões belgas do University Hospitals Leuven descobriram uma parte inteiramente nova do corpo humano. É um ligamento no joelho, e parece desempenhar um papel importante em pacientes que sofrem uma ruptura no ligamento cruzado anterior (ACL, da sigla em inglês) – uma lesão comum desportiva.
Nomeado ântero-lateral, o novo ligamento foi descoberto através de técnicas de dissecação macroscópica após os médicos começarem a investigar as possíveis causas para as complicações após a reabilitação da ACL. Eles se depararam com um artigo escrito em 1879, que teorizava a existência de um ligamento previamente desconhecido no joelho. Os cirurgiões conseguiram localizar o ligamento e afirmam que ele pode ser encontrado em 97% de todos os pacientes.
A última vez que uma nova parte do corpo humano foi descoberta foi em junho de 2013. Na ocasião, uma camada microscópica foi encontrada na córnea humana.
Nós temos uma tendência a acreditar que sabemos tudo sobre a anatomia do nosso corpo – afinal, estamos a estudando detalhadamente por centenas de anos. Estas descobertas provam que há sempre mais coisas para aprender.
Fonte: thrive.com
Parabéns ao município de Guaíra pelos seus 73 anos de histó
Parabéns ao município de Maria Helena pelos seus 64 anos de história e contr
Parabéns ao município de Icaraíma pelos seus 64 anos de história e co