As reclamações sobre o forte mau odor que paira sobre Umuarama continuam. Nesta sexta-feira (20), o Portal da Cidade Umuarama recebeu reclamações sobre o fato que ainda é assunto nas redes sociais. As regiões afetadas pelo cheiro ruim já ultrapassam a região do Alto da Paraná, chegando até a Zona VI, nas proximidades da praça Sete de Setembro.
De acordo com o chefe-regional do IAP, Geraldo Magela, o esterco de frango foi comprado para adubação orgânica da pastagem e como a localização do descarte fica na área da APA do Rio Piava – único manancial de água potável de Umuarama –, o IAP foi até o local para fazer as devidas vistorias.
Ainda segundo Magela, foi pedido o laudo agronômico para o proprietário e este apresentava que as condições do depósito do dejeto estava de maneira correta, mas o responsável foi notificado a distribuir o esterco no solo. “O trator passou quase a noite toda esparramando os dejetos. O cheiro forte liberado é amônia, não faz mal para a saúde. Com a chuva esse forte mau odor irá passar”, destaca.
(Fonte: Portal da Cidade Umuarama)