CORIPA COMEMORA 22 ANOS

Hoje, dia 30 de março o Consórcio Intermunicipal para Conservação do Remanescente do Rio Paraná e Áreas de Influência – CORIPA, completa 22 anos. Em 1995, quando surgiu, o CORIPA foi o primeiro consórcio público do país criado para gestão ambiental e ao longo dos anos ganhou destaque em âmbito nacional em reconhecimento ao trabalho desenvolvido.

Exemplo de cooperação e gestão socioambiental o consórcio promove e estimula a educação ambiental, trabalha em prol da coibição de práticas predatórias e de degradação ambiental, incentiva a cooperação entre instituições, propõe políticas públicas, atua na gestão de resíduos sólidos, arborização urbana, com os Conselhos Municipais de Meio Ambiente e no planejamento ambiental dos municípios. Atualmente fazem parte do CORIPA 07 municípios da região noroeste do Paraná, sendo eles Altônia, Alto Paraíso, Esperança Nova, Guaíra, Icaraíma, São Jorge do Patrocínio e Terra Roxa.   

Órgão do poder executivo municipal, pertencente à administração pública indireta, o consórcio participou diretamente da criação do Parque Nacional de Ilha Grande em 1997, constando inclusive no Decreto de criação da unidade de conservação (UC) de proteção integral. Na mesma época outra grande conquista foi a criação da Área de Proteção Ambiental (APA) das Ilhas e Várzeas do Rio Paraná. Assim como o Parque Nacional a APA também é uma unidade de conservação gerida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio. Ao longo dos 20 anos dessas unidades o CORIPA tem participado ativamente da gestão do território abrangido pelas mesmas, contribuindo para a efetividade das UCs.

Uma das grandes conquistas veio em 2015 com a criação do Conselho Consultivo do Parque Nacional de Ilha Grande – CONPIG, da qual o consórcio esteve diretamente envolvido. Participa ainda das discussões e do grupo de trabalho para a elaboração do Plano de Manejo da APA Ilhas e Várzeas do Rio Paraná, documento que irá nortear a gestão sócio-econômica-ambiental de um território de um pouco mais de 01 milhão de hectares, em três estados brasileiros (Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo), que fazem parte da UC de uso sustentável.

A instituição conta hoje em seu quadro com uma secretária executiva, dois analistas ambientais, um assessor jurídico, um contador e duas estagiárias, os quais participam e organizam eventos, capacitações e reuniões, incluindo dos Conselhos Municipais e das UCs, para a discussão de questões ambientais, de gestão pública e organização do território. O consórcio conta ainda com um Conselho composto pelos prefeitos dos municípios integrantes e sua sede está localizada no município de São Jorge do Patrocínio. Segundo José Carlos Baraldi, prefeito de São Jorge do Patrocínio e atual presidente do consórcio “O CORIPA é um símbolo na luta pela conservação ambiental do país e ser presidente hoje dessa instituição é uma grande responsabilidade. São 22 anos de luta e história e seguimos confiantes e determinados a contribuir ainda mais com a conservação do rio Paraná, trazendo desenvolvimento e qualidade de vida para nossa região”.

A forma de gestão compartilhada que o consórcio mantém com as unidades de conservação, de modo especial com a APA Ilhas e Várzeas do Rio Paraná, foi reconhecida em 2016 em Brasília como umas das boas práticas na gestão de UC no país. Em 2017, contando inclusive com a coprodução do CORIPA, foi lançado um curta-metragem contando um pouco sobre as parcerias e a forma de gestão no rio Paraná, trabalho que é reconhecido como um fenômeno local e que tem despertado a atenção de gestores de várias regiões do país.

Atualmente, o CORIPA segue na finalização dos procedimentos para iniciar o licenciamento e fiscalização ambiental em 06 dos 07 municípios que o constituem. Essa medida visa atender ao disposto na Resolução CEMA nº 088 de 2013 que descentraliza aos municípios a competência para licenciar e fiscalizar empreendimentos ou obras que causem ou possam causar impacto ambiental local.

As lutas e conquistas do CORIPA são fruto de um trabalho coletivo desenvolvido ao longo dos anos, da dedicação de pessoas e instituições que acreditaram e ainda acreditam que juntos conseguimos ser mais fortes, que conservação ambiental é sinônimo de qualidade de vida e trás desenvolvimento para a região e para o país.  A equipe do CORIPA agradece à todos os amigos e parceiros pela construção dessa bela história. Seguimos comprometidos e determinados a transpor barreiras e a novas conquistas. Parabéns CORIPA.

Texto: CORIPA

 

CORIPA recebe o prefeito de Douradina na sede do Consórcio
17/04- Discutiram sobre a elaboração do projeto de pavimentação da Estrada Santa Isabel.
CORIPA COMEMORA SEUS 30 ANOS
30/03- Foi o primeiro consórcio público do país criado com a finalidade de conservação da natureza e ao longo dos anos ganhou destaque em âmbito nacional em reconhecimento.
RIO+LIMPO – ALTÔNIA
25/03- A ação contribui para a preservação do meio ambiente e a conscientização da população em prol de uma vida mais saudável.
Municípios Consorciados
Mapa do site
CNPJ: 00.678.603/0001-47 | Consorcio Interm P/Cons Reman Rio Pr e Areas Influenc.
Website desenvolvido por