Uma ação ambiental realizada na manhã de sábado (02) no Porto dos Pescadores de Terra Roxa mobilizou dezenas de voluntários com o mesmo objetivo: promover uma limpeza nas ilhas do rio Paraná.
O mutirão de limpeza faz parte do Rio+Limpo, uma iniciativa realizada em parceria entre o município de Terra Roxa, Coripa (Consórcio Intermunicipal para Conservação do Remanescente do Rio Paraná e Áreas de Influência), Itaipu Binacional, ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), Parque Nacional de Ilha Grande, voluntários da Associação de Comandos e pescadores do município.
A iniciativa resultou no recolhimento de aproximadamente uma tonelada de lixo das ilhas do rio Paraná, envolvendo cerca de 30 participantes e cinco embarcações.
A atividade contou com a participação do prefeito Altair de Pádua, vice-prefeito Nilton Jofre Pereira, secretários de Agricultura Carlos Roberto Rampim e Meio Ambiente Dilma Merencio, vereadora Marlene Martim de Oliveira, além servidores do município e das instituições parceiras do projeto.
Com objetivo de promover um "arrastão" de limpeza em todas as margens do arquipélago do Parque Nacional de Ilha Grande, a iniciativa foi criada em 2012. De lá pra cá, dezenas de toneladas de lixo já foram retiradas, mas ainda existem resíduos nas ilhas.
Durante a 6ª edição do projeto, o prefeito Altair de Pádua enalteceu o empenho das instituições e voluntários participantes, sendo essencial para o resultado positivo da ação.
(Fonte: Prefeitura Municipal de Terra Roxa)