Com 15 regiões turísticas cadastradas e reconhecidas, o Paraná possui 210 cidades no novo Mapa do Turismo Brasileiro, divulgado pelo Ministério do Turismo. Isso quer dizer que 52% dos municípios do Estado estão dentro do radar nacional.
O Mapa é um instrumento que reúne municípios que adotam o turismo como estratégia de desenvolvimento e identifica necessidades de investimentos e de ações para a promoção do setor em cada região.
CADASTRO – O CORIPA através da IGR - RETUR realizou o cadastro dos municípios que o compõem, onde os mesmos precisaram atender aos critérios estabelecidos na Portaria Federal nº 41/2021. Um deles era que o município possuísse um órgão responsável pelo setor turístico e orçamento definido para investimentos. Também era necessário que as empresas e trabalhadores do ramo turístico estivessem registrados no Cadastur, a fim de certificar ao turista que o serviço é regularizado e confiável, onde o Consórcio também esteve auxiliando as secretarias de meio ambiente, turismo, indústria e comércio dos municípios parte na realização do registro desses empreendimentos, ao todo até a presente data o CORIPA já realizou 62 cadastros.
Além disso, o município também precisava comprovar a existência de um Conselho Municipal de Turismo ativo e ter assinado um Termo de Compromisso com o Programa de Regionalização do Turismo (PRT). Por fim, as administrações públicas deviam comprovar a existência de uma instância de governança regional no turismo, no caso dos municípios que integram o CORIPA, o Consórcio possuía convênio com a Rede de Turismo Regional - RETUR.
“Integrar o Mapa do Turismo Brasileiro é imprescindível para ficar em consonância com os princípios da Política Nacional de Turismo e, assim, estar apto à captação de recursos do governo federal, o que nos auxilia a profissionalizar a gestão turística, além de estruturar e promover os destinos paranaenses”, destacou o secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Everton Souza.
Segundo o diretor-presidente da Paraná Turismo, Irapuan Cortes, a atividade turística vem se destacando, nos últimos anos, no crescimento e desenvolvimento da economia regional. “A Paraná Turismo entende como importantíssima a regionalização do turismo e por isso sensibilizou e incentivou os municípios através das IGRs, transformando-os em atores turísticos e fortalecendo o turismo regional do Estado”, disse.
Para saber como ficou a distribuição dos Municípios nas 15 Regiões Turísticas do Paraná, acesse o link abaixo: