A partir de agora a prefeitura de Sorriso poderá emitir licenças ambientais no próprio município. Isso graças a um Termo de Cooperação Técnica assinado nesta quarta-feira (13) com a Secretaria de Meio Ambiente do Estado (Sema), intermediado pelo deputado Mauro Savi (PR). Uma Resolução do Conselho Estadual de Meio Ambiente exige o Termo de Cooperação entre as duas partes para que haja a descentralização, o que foi consolidado numa reunião entre o prefeito em exercício de Sorriso, Xuxu Dal Molin (PDT), o secretário de Meio Ambiente José Lacerda.
“Nós estamos sendo os pioneiros na descentralização em licenciamento, a partir de agora vamos ser referência para os outros municípios, graças a essa parceria entre a prefeitura, a Sema e o nosso deputado Mauro Savi”, frisou Dal Molin. O prefeito em exercício ressaltou que o Termo assinado vai refletir diretamente na economia de Sorriso. “Tudo isso envolve o preço final e agora baixando, todos os setores econômicos que dependem do licenciamento ambiental vão ganhar com isso”, acrescentou Xuxu.
Na prática, um empresário que queira investir em Sorriso e que, para isso tenha que obter a licença ambiental, não precisará mais se dirigir à sede da Sema em Cuiabá, pois o Termo de Cooperação dá autonomia ao município.
“Quem quisesse, por exemplo, abrir um lava a jato, precisaria vir a Cuiabá pra pedir uma licença ambiental, então essas atividades de baixo e médio impacto vão ter a prestação desse serviço na própria prefeitura de Sorriso que montou lá uma equipe técnica capacitada para atender a essa demanda”, destacou o secretário de Meio Ambiente José Lacerda. A reunião para assinatura do Termo de Cooperação Técnica foi testemunhada pelos vereadores de Sorriso, Fábio Gavasso e Virgílio Dalsoquio, ambos do PPS. “Nós só temos que agradecer ao deputado Mauro Savi e ao secretário José Lacerda por essa conquista que para Sorriso vai representar muito, já que mais uma vez estamos sendo pioneiros”, frisou Gavasso. “A presença de um técnico ambiental em Sorriso será uma grande vantagem para que possamos agilizar as licenças e o deputado Mauro Savi foi decisivo nessa luta”, finalizou Dalsoquoio.
O prefeito Xuxu Dal Molin aproveitou a ocasião para convidar o secretário da Sema a proferir uma palestra sobre meio ambiente em Sorriso, no próximo dia 28 de novembro à noite. O convite foi aceito por Lacerda. “É importante a realização dessa palestra para mostrar ao produtor, madeireiros e trabalhadores rurais que não há tanta distância assim entre eles e o órgão de Meio Ambiente, temos que demonstrar essa aproximação dos governos do município e do Estado para com a causa ambiental”, disse o secretário de governo da prefeitura de Sorriso, Eugênio Destri.
Fonte: cenariomt.com.br
Parabéns ao município de Guaíra pelos seus 73 anos de histó
Parabéns ao município de Maria Helena pelos seus 64 anos de história e contr
Parabéns ao município de Icaraíma pelos seus 64 anos de história e co