Cerca de quatro mil pessoas devem participar do 11º Encontro Anual do Programa Cultivando Água Boa em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, que começa nesta quarta-feira (20) e segue até sexta-feira (22). Durante o evento serão realizadas oficinas de educação ambiental e debatidos assuntos como a sustentabilidade e a importância da proteção das bacias hidrográficas.
Entre os palestrantes está o teólogo Leonardo Boff, o economista Ladislau Dowbor - especialistas em sustentabilidade - Lala Deheinzelin, especialista em economia criativa, Cândido Grzyboswski, do comitê organizador do Fórum Social Mundial, e Regina Tchelly, idealizadora do programa Favela Orgânica, que ensina a obter melhor proveito dos alimentos. Ela será responsável por uma oficina de gastronomia para merendeiras e para integrantes de comunidades de baixa renda. O encontro será encerrado com uma apresentação da cantora Adriana Calcanhoto.
Ao menos sete eventos serão realizados paralelamente: Encontro Ibero-Americano de Desenvolvimento Sustentável (Eima 10), Reunião Interministerial Ibero-Americana de Sustentabilidade (Segib), Fórum Nacional dos Municípios-Sede de Usinas Hidrelétricas e Alagados (Amusuh), Encontro com Países Africanos de Língua Portuguesa (Palp), 29º Encontro Paranaense de Apicultura, 7º Seminário de Meliponicultura e 26ª Mostra de Equipamentos e Materiais Apícolas.
Criado em 2003, o Programa Cultivando Água Boa (CAB) conta com mais de 2 mil parceiros que atuam em 29 municípios da Bacia do Rio Paraná 3. Os projetos têm contrapartida financeira de Itaipu e incluem a recuperação de matas ciliares, uso de energias renováveis como o biogás obtido de fezes de animais de criação, agricultura orgânica, cultivo de plantas medicinais, criação de peixes em tanque-rede e a implantação de um corredor de biodiversidade ligando o Parque Nacional do Iguaçu ao de Ilha Grande, na divisa entre o Paraná e o Mato Grosso do Sul.
A experiência será implantada em outros países como a Guatemala e República Dominicana, que assinam um acorde de cooperação durante a abertura do encontro para aplicar a metodologia do CAB na recuperação de bacias hidrográficas.
Fonte: G1.com