CORIPA e ICMBio realizam ações de educação ambiental para alunos da rede de ensino estadual do munic

Dando sequência nas ações de educação ambiental, nos dias 13 e 14 de novembro, o consórcio CORIPA, juntamente com o ICMBio - NGI Rio Paraná, deram continuidade às atividades de sensibilização e educação ambiental sobre o Plano de Manejo Integrado do Fogo – PMIF do Parque Nacional de Ilha Grande – PNIG.

A iniciativa alcançou cerca de 1.400 participantes entre alunos e professores da rede estadual do município de Altônia, e teve como objetivo informar e conscientizar sobre a importância das ações desse manejo como estratégias de prevenção e combate, como também na redução das ocorrências dos grandes incêndios florestais.

Na ocasião, o analista ambiental do ICMBio – NGI Rio Paraná, José Wilton, deu início à atividade com uma introdução sobre as competências do Instituto, ressaltando o papel de sua autarquia federal na preservação das áreas de Unidades de Conservação Integral. Em seguida, a brigadista e Oficial de Informações Públicas do ICMBio NGI Rio Paraná, Denise Soares, ministrou uma breve palestra sobre o tema "Plano de Manejo Integrado do Fogo – PMIF", abordando a dinâmica e as práticas associadas às ocorrências de grandes incêndios florestais, muitas vezes severos, que afetam a unidade.

Na oportunidade, foi realizada uma explanação sobre os principais aspectos do Manejo Integrado do Fogo, destacando como as ferramentas são utilizadas como técnicas de prevenção. Entre as estratégias mencionadas, estão as ações de queimas prescritas, que visam controlar a vegetação inflamável através da construção de mosaicos reduzindo o acúmulo de material combustível, como a “vegetação pioneira”, que possui fácil combustão e predomina em mais de 80% da área da unidade.

Também foi enfatizada a importância da manutenção e construção de aceiros, que funcionam como uma linha de defesa, propiciando uma margem segura para as ações de um possível combate direto, essas técnicas são essenciais para conter a propagação do fogo. Como parte das ações em conjunto com os demais brigadistas da unidade também, foi realizado uma demonstração técnica sobre o manuseio de EPI individual e equipamentos específicos para atuações em combates e prevenções.

Além disso, foi destacada a iniciativa e necessidade de sensibilizar a comunidade escolar como também a sociedade civil como um todo, por meio de atividades de conscientização ambiental, como o envolvimento sobre cada ação adotada para a proteção das unidades de conservação e do meio ambiente.

Esta ação foi realizada pelo Consórcio CORIPA e ICMBio NGI Rio Paraná, em parceria com os colégios estaduais: Lúcia Alves de Oliveira Schoffen, Anália Franco, Malba Tahan, Campo São João e Campo Ouro Verde, do município de Altônia, somado com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente de Altônia.

CORIPA COMEMORA SEUS 30 ANOS
30/03- Foi o primeiro consórcio público do país criado com a finalidade de conservação da natureza e ao longo dos anos ganhou destaque em âmbito nacional em reconhecimento.
RIO+LIMPO – ALTÔNIA
25/03- A ação contribui para a preservação do meio ambiente e a conscientização da população em prol de uma vida mais saudável.
Técnicas em apoio s gestão de resíduos sólidos visitam Unidades de Valoração de Recicláveis
24/03- O objetivo das visitas foram para reconhecimento e coleta de informações da atual situação dos municípios em relação a triagem de resíduos sólidos.
Municípios Consorciados
Mapa do site
CNPJ: 00.678.603/0001-47 | Consorcio Interm P/Cons Reman Rio Pr e Areas Influenc.
Website desenvolvido por