Umuarama – O chefe do Parque Nacional de Ilha Grande, Romano Pulzatto Neto, e o reitor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOSTE), Paulo Sérgio Wolff, assinaram dia 25 passado o Termo de Reciprocidade que prevê o apoio da Instituição de Ensino à gestão da unidade de conservação (UC), administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), no Paraná.
Por meio do Termo de Reciprocidade, os diferentes centros e departamentos da UNIOSTE poderão desenvolver programas de ensino, de graduação e pós-graduação, de extensão e de pesquisa científica na área do Parque Nacional de Ilha Grande e seu entorno, que encampa todas as ilhas e ilhotas desde o Reservatório de Itaipu e a foz do rio Piquiri até a foz dos rios Amambai e Ivaí, no rio Paraná.
A área do parque também inclui as várzeas e planícies de inundação, situadas às margens do rio Paraná. O professor Paulo Sanches, da UNIOESTE, campus de Toledo/PR já desenvolve há vários anos nestes locais os trabalhos de monitoramento pesqueiro no Rio Paraná junto ao Grupo de Pesquisas em Recursos Pesqueiros e Limnologia (GERPEL).
O prazo de vigência do Termo de Reciprocidade é de quatro anos, período em que a UNIOESTE poderá realizar projetos de pesquisa em diversas áreas, como por exemplo levantamento da biodiversidade, desenvolvimento do ecoturismo, recuperação de áreas degradadas, entre outros temas importantes para a gestão do parque e aprofundamento do conhecimento científico dos graduandos e pós-graduandos da UNIOESTE.
Fonte: Umuarama Ilustrado