Na última semana, o Coripa, o IAP e o ICMBio, através da APA Ilhas e Várzeas do Rio Paraná e do Parque Nacional de Ilha Grande, concluíram a revisão do Zoneamento Ecológico Econômico das APAs Municipais de Icaraíma, Alto Paraíso e Altônia.
Nos nos dias 25 e 29 de novembro, os municípios aprovaram as novas regras de uso e ocupação por meio de audiências públicas. Segundo o chefe da APA Ilhas e Várzeas do Rio Paraná, o biólogo Erick Xavier, com o novo zoneamento será possível regularizar as áreas destinadas para mineração, loteamentos e principalmente os aglomerados urbanos e distritos existentes nas margens dos rios como, por exemplo, Vila Iara, Porto Camargo, Porto Figueira e Porto Novo. “O zoneamento existente possuía mais de doze anos e já estava defasado a mais de seis anos. Com este trabalho as regras ficam mais claras – tanto para os órgão ambientais, quanto para investidores e empresários locais – quais empreendimentos podem ser licenciados, onde podem ser instalados e até como devem ser operados, visando minimizar os impactos nos ecossistemas associados ao rio Paraná”, esclareceu Xavier.
O zoneamento ecológico-econômico, agora aprovado pela população, será encaminhado para a procuradoria do IAP e para o Ibama. Caso seja aprovado por estes órgãos, poderá ser utilizado de ponto de partida para o zoneamento e plano de manejo da APA “Federal” das Ilhas e Várzeas do Rio Paraná. Em 2014, será revisado o zoneamento de Guaíra e São Jorge do Patrocínio.