Prefeitos e representantes dos municípios que formam o Coripa, consórcio criado para ajudar na preservação do Parque Nacional de Ilha Grande e entorno, e do Cibax, o consórcio entre municípios da Bacia do Rio Xambrê, estiveram reunidos anteontem em São Jorge do Patrocínio com o secretário estadual do Meio Ambiente, Luiz Eduardo Cheida. O assunto em pauta foi a destinação do lixo doméstico. Segundo Cheida, os municípios que ainda não se adequaram têm até agosto próximo para acabar com qualquer tipo de lixão ou outra forma de destinação incorreta do lixo urbano.
Cheida informou que o Governo Estadual está disposto a ajudar os municípios e o primeiro passo foi a aprovação do Plano Estadual para a Gestão Integrada e Associada de Resíduos Sólidos Urbanos do Estado, que dividiu o Paraná em 20 regiões. Umuarama e outras 32 cidades da região, incluindo Cianorte, formam a Região 1 com 450 mil habitantes e 76 das cidades da referida região ainda não contam com o plano próprio. Apenas 52% fazem a coleta seletiva. A intenção inicial do Governo seria concentrar o lixo em dois aterros, sendo um em Umuarama e outro em Cianorte, o que está praticamente descartado na região em função da reação negativa pelas comunidades das duas cidades.
Na avaliação do secretário, é certo que os municípios terão de separar o lixo seco do úmido. O ideal será a dona de casa (o morador) ampliar a seleção do material em casa para ajudar na compostagem. Ele anunciou ainda que, para incentivar os municípios, o Governo tem plano de liberar aos municípios um kit com um caminhão coletor de lixo, uma esteira, elevador e prensa, entre outros equipamentos.
O secretário incentivou a formação de consórcios entre cidades para cuidar da destinação do lixo. Isso pode reduzir custos. Uma posição contrária do Ministério Público sobre essa forma ele pretende resolver com uma reunião hoje em Curitiba. "Não vejo problema nenhum. Já existem vários municípios se unindo no Paraná para cuidar do lixo". Ele sugeriu que os prefeitos busquem um parecer no Tribunal de Contas, Instituto Ambiental do Paraná e Secretaria Estadual do Meio Ambiente para fazer o consórcio do lixo com segurança. "O importante é fazer alguma coisa para se adequar à lei". Cheida diz que a meta do Governo é reduzir a menos de 100 a quantidade de aterros sanitários no Paraná.
Os prefeitos Valdelei Nascimento, o Delei, de São Jorge do Patrocínio, Paulo Queiroz, de Icaraíma e Amarildo Novato, de Altônia, agradecer a presença do secretário e destacaram a importância da união pela destinação correta do lixo.
A partir de agora, os prefeitos vão manter contatos com os responsáveis por estimular o gerenciamento. Um deles, Jorge Celso Cécere, de Londrina, disse que visitar os prefeitos nas prefeituras para levar mais informações e se propor em ajudar.
Delei vai presidir o Coripa
Durante a reunião em São Jorge do Patrocínio, o Coripa também aproveitou para fazer o balanço anual das atividades e também para falar da patrulha mecanizada que está atendendo aos municípios. No encontro, o prefeito de Altônia, Amarildo Novato, alegando problemas particulares, anunciou a desistência da presidência e transferiu o cargo ao vice-presidente Delei Nascimento, o prefeito de São Jorge do Patrocínio. Delei disse que a intenção é dar continuidade ao trabalho e ampliar a união dos prefeitos em torno do Coripa, um dos mais importantes consórcios do Paraná.
Fonte: Umuarama Ilustrado