Geadas devem fazer produção de café do Paraná despencar mais de 60%

O governo do Paraná estimou nesta quarta-feira (14) uma quebra de 62% na próxima safra de café em função das geadas do mês passado, que causaram perdas também para a colheita de trigo e milho do Estado.

As geadas, segundo o Departamento de Economia Rural (Deral), vão prejudicar as floradas dos cafezais esperadas para os próximos meses e consequentemente terão um impacto nos frutos da safra que será colhida em 2014.

A produção do ano que vem do Estado, o quinto produtor nacional, foi estimada em 582 mil sacas, contra um potencial de 1,54 milhão de sacas de 60 kg.

A perda projetada poderia representar cerca de 2% da safra do Brasil, na hipótese de a colheita do país atingir o patamar de cerca de 50 milhões de sacas dos últimos anos – ainda não há estimativas oficiais para a safra 2014.

Novas geadas são esperadas para o Estado na quinta-feira e sexta-feira, mas potencialmente trariam menos riscos para o café em relação ao fenômeno registrado em julho.

“As geadas desta semana não vão ter impacto ao café, dificilmente, são geadas fracas previstas para a metade norte do Estado”, disse o Coordenador da Divisão de Estatística do Departamento de Economia Rural (Deral), Carlos Hugo Godinho, avaliando que haveria menos chance de o fenômeno se formar nas áreas cafeeiras do Paraná.

A safra de café deste ano, que já estava formada quando ocorreram as geadas, foi estimada em 1,7 milhão de sacas, devendo registrar somente perdas de qualidade por conta do frio.

 

(Fonte: UOL)

GUAÍRA - 73 ANOS

Parabéns ao município de Guaíra pelos seus 73 anos de histó

NOVO CONTATO TELEFÔNICO
Ligue ou encaminhe sua mensagem via WhatsApp.
Uma noite memorável, cerimônia de assinatura de convênio junto a Itaipu Binacional
15/10- O convênio irá abranger as áreas de gestão de resíduos sólidos, energia renovável e manejo de água e solo.
Municípios Consorciados
Mapa do site
CNPJ: 00.678.603/0001-47 | Consorcio Interm P/Cons Reman Rio Pr e Areas Influenc.
Website desenvolvido por