Ativistas da organização ambiental Greenpeace projetaram na madrugada desta terça-feira (11) no edifício do Parlamento da Hungria, em Budapeste, o nome da cidade de Fukushima e o símbolo usado pela ONG que remete ao uso de energia nuclear.
A ação lembra os três anos de um dos maiores desastres nucleares da história, ocorrido em março de 2011, quando a planta energética instalada em Fukushima sofreu danos graves após ser atingida por um terremoto, que gerou um tsunami. Depois do acidente nuclear, 200 mil pessoas foram retiradas de localidades próximas da central de energia e 50 mil delas continuam sem poder voltar para seus lares em um raio de entre 10 e 20 km ao redor da usina.
Em todo o Japão, aproximadamente 267 mil pessoas ainda vivem em alojamentos temporários, mais da metade dos 470 mil que tiveram que deixar suas casas há três anos devido ao tsunami, o terremoto e o acidente nuclear.
No total, o terremoto e o tsunami causaram 15.884 mortos e 2.633 desaparecidos, segundo os últimos dados da Agência Nacional de Polícia.
Fonte: g1.globo.com