A Prefeitura de Natal e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) firmaram, nesta terça-feira (15), um termo de cooperação técnica para o plantio de 20 mil mudas nativas em praças, canteiros e áreas verdes nas quatro regiões administrativas da capital potiguar nos próximos três anos. A previsão é que em 2014 sejam plantadas 4.000 mudas, no próximo ano serão 8.000 e em 2016 mais 8.000, atingindo a meta estipulada.
O projeto será tocado de forma conjunto entre a Prefeitura do Natal, UFRN e entidades ambientais. A gestão municipal irá disponibilizar a infraestrutura para o plantio das mudas com a cessão de caminhões, quatro jardineiros da Secretaria de Serviços Urbanos e da equipe técnica da Semurb. Já a universidade, ficará com a parte de orientação técnica do projeto, cedendo 10 bolsistas que irão acompanhar os trabalhos e visitarão rotineiramente os locais para verificar o desenvolvimento das mudas. A equipe de coordenação contará com seis membros: dois da prefeitura, dois da UFRN e dois de organizações ambientais indicados pela administração municipal.
O trabalho de arborização da cidade foi iniciado com o plantio de mudas na Praça das Mães no bairro da Cidade Alta. A previsão é que no primeiro mês do projeto a secretaria municipal de Meio Ambiente e Urbanismo faça o mesmo em outras onze praças nas seguintes localidades: Santos Reis, Praia do Meio, Ponta Negra, Potengi II, Pajuçara I, Cidade da Esperança, Nordeste, Bom Pastor, Felipe Camarão e Guarapes, em um total de 11 praças.
Serão plantadas 127 mudas nativas cultivadas no Horto Pitimbu, entre elas estão o Ipê rosa, Ipê amarelo, Pau Brasil, Sabão de Soldado, Oiti, Lanterneiro, Unguba, entre outras.
O prefeito Carlos Eduardo reforçou a importância da parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte e agradeceu o apoio que a administração vem recebendo da instituição. “A capital potiguar só tem a ganhar com essa iniciativa, pois iremos embelezar ainda mais a nossa cidade, avançando também nas questões urbanísticas e ambientais”.
A reitora Ângela Paiva Cruz também enalteceu a importância da assinatura do termo de cooperação e falou que a instituição de ensino está de portas abertas para ações dessa natureza que promovem o crescimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida do cidadão natalense. “Estamos à disposição para construir uma sociedade cada vez melhor e a UFRN tem orgulho de participar desse projeto, pois o nosso compromisso é com a disseminação do conhecimento. Temos que dar esse retorno à sociedade que financia a educação pública federal. Sentimos-nos gratificados e vamos avançar ainda mais na busca do desenvolvimento da cidade”.
O coordenador do projeto “Plante enquanto é tempo” da UFRN, Robério Paulino, disse que o futuro de Natal será muito melhor com o plantio dessas mudas, já que em sua opinião, o planeta está se aproximando de um colapso ambiental, investindo pouco na arborização dos grandes centros, em politicas de energias limpas e renováveis e em projetos de mobilidade que priorizem os meios de transportes como bicicletas. “A cidade está dando um grande passo no aspecto ambiental com o plantio dessas árvores”.
Fonte G1