Greenpeace denuncia exploração ilegal de madeira na Amazônia

O Greenpeace anunciou, nesta quinta-feira (15), o resultado de uma investigação sobre a exploração ilegal da madeira da Amazônia no estado do Pará. Segundo a organização ambiental, há na região um esquema em que a madeira explorada de forma ilegal recebe documentação para ser vendida como se fosse legal.

Nesta terça-feira (13), a organização protocolou uma denúncia sobre o caso junto ao Ministério Público do Pará, à Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Pará (Sema) e ao Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Segundo o Greenpeace, a investigação de dois anos encontrou cinco casos de planos de manejo com indícios de fraude. O plano de manejo é um documento relacionado a uma unidade de conservação que tem o objetivo de avaliar a região e determinar as normas relativas ao uso dos recursos naturais da área.

Entre as principais irregularidades, de acordo com a organização, estão a inflação do número de árvores de espécies raras e do tamanho das árvores no inventário florestal, a exploração acima do limite autorizado pelo plano de manejo e o corte de árvores protegidas por lei.

O Greenpeace afirma que, entre agosto de 2011 e julho de 2012, 78% das áreas com atividades madeireiras no Pará não tinham autorização de exploração.

Com o anúncio dos resultados da investigação, o Greenpeace lançou a campanha "Chega de madeira ilegal", para tornar conhecidas as denúncias e exigir maior rigor na fiscalização da exploração de madeira da Amazônia.

 

Fonte G1

CORIPA recebe o prefeito de Douradina na sede do Consórcio
17/04- Discutiram sobre a elaboração do projeto de pavimentação da Estrada Santa Isabel.
CORIPA COMEMORA SEUS 30 ANOS
30/03- Foi o primeiro consórcio público do país criado com a finalidade de conservação da natureza e ao longo dos anos ganhou destaque em âmbito nacional em reconhecimento.
RIO+LIMPO – ALTÔNIA
25/03- A ação contribui para a preservação do meio ambiente e a conscientização da população em prol de uma vida mais saudável.
Municípios Consorciados
Mapa do site
CNPJ: 00.678.603/0001-47 | Consorcio Interm P/Cons Reman Rio Pr e Areas Influenc.
Website desenvolvido por