Municípios Lindeiros dos rios Paraná, Ivaí e Piquirí terão Plano de Desenvolvimento Sustentado

A criação do plano foi decidida em reunião promovida nesta terça-feira (dia 3), em Curitiba, com a participação do superintendente estadual do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente), Jorge Augusto Callado Afonso; do presidente da AMP (Associação dos Municípios do Paraná), presidente da Amerios (Associação dos Municípios da Região de Entre Rios) e prefeito de Nova Olimpia, Luiz Lázaro Sorvos; do procurador da República em Umuarama, Robson Martins; de prefeitos da região da Amerios; e de representantes da órgãos públicos que acompanham a questão.

Solução negociada

Sorvos participou da reunião para tentar encontrar uma solução aos problemas de ocupação de áreas preservadas em municípios da região. “Precisamos encontrar caminhos de consenso entre o Ministério Público e os órgãos responsáveis pela preservação do meio ambiente. Soluções que permitam o desenvolvimento sustentável. Para isso, tem de haver boa vontade de todos para acharmos uma solução. É preciso normatizar, ter um documento que possa nortear as ações. A elaboração de um Plano de Desenvolvimento Regional Específico para os Municípios Lindeiros  vai resolver isto”, comentou, ao lado do superintendente do Ibama, que também havia defendido uma solução consensual para o problema.

O procurador da República em Umuarama, Robinson Martins que provocou a reunião, fez encaminhamento acentuando as dificuldades  em progredir em uma exploração racional, sustentável e respeitosa ao meio ambiente nos municípios banhados especialmente pelo Rio Paraná. Disse estar à disposição para colaborar no estabelecimento de regras para a ocupação destes espaços pertencentes ao município.

Os prefeitos de Icaraíma, Paulo Queiroz; de Altônia, Amarildo Novato; de São Jorge do Patrocínio, Valdelei Nascimento; de Jussara, Moacir Valentin; e os representantes da Prefeitura de Alto Paraíso, vice-prefeito, Luiz Eliseu dos Santos; e de Francisco Alves, Paulo Sérgio Pinto; concordaram que o coordenador do Consórcio Coripa, Erik Xavier, e Douglas Gomes, elaborem um plano diretor sustentável para esses municípios.

Além de Callado, Sorvos e Martins, participaram da reunião de hoje Rita Pulner (procuradora-chefe do Ibama);  Amarildo Ribeiro Novato (prefeito de Altônia); Moacir Valentini (prefeito de Jussara); Paulo de Queiroz Souza (prefeito de Icaraíma);  Valdelei Nascimento (prefeito de São Jorge do Patrocínio); Luiz Eliseu dos Santos, vice-prefeito de Alto Paraíso; e Paulo Sérgio Pinto (Prefeitura de Francisco Alves).

E ainda: Erick Xavier e Douglas Gomes, do Coripa (Consórcio Intermunicipal para Conservação Remanescente do Rio Paraná e Áreas de Influência); Heitor Rubens Raymundo (do IAP-Proju); José Odenir Júnior (Assessor do deputado estadual Nelson Garcia); Victor Martins (Prefeitura de Iporã); Marcos Faria (Prefeitura de Alto Paraíso); José Rezende Neto (secretário do Meio Ambiente de Alto Paraíso) e Romano Neto (ICM Bio). 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da AMP

 

 

GUAÍRA - 73 ANOS

Parabéns ao município de Guaíra pelos seus 73 anos de histó

NOVO CONTATO TELEFÔNICO
Ligue ou encaminhe sua mensagem via WhatsApp.
Uma noite memorável, cerimônia de assinatura de convênio junto a Itaipu Binacional
15/10- O convênio irá abranger as áreas de gestão de resíduos sólidos, energia renovável e manejo de água e solo.
Municípios Consorciados
Mapa do site
CNPJ: 00.678.603/0001-47 | Consorcio Interm P/Cons Reman Rio Pr e Areas Influenc.
Website desenvolvido por