Municípios Lindeiros dos rios Paraná, Ivaí e Piquirí terão Plano de Desenvolvimento Sustentado

A criação do plano foi decidida em reunião promovida nesta terça-feira (dia 3), em Curitiba, com a participação do superintendente estadual do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente), Jorge Augusto Callado Afonso; do presidente da AMP (Associação dos Municípios do Paraná), presidente da Amerios (Associação dos Municípios da Região de Entre Rios) e prefeito de Nova Olimpia, Luiz Lázaro Sorvos; do procurador da República em Umuarama, Robson Martins; de prefeitos da região da Amerios; e de representantes da órgãos públicos que acompanham a questão.

Solução negociada

Sorvos participou da reunião para tentar encontrar uma solução aos problemas de ocupação de áreas preservadas em municípios da região. “Precisamos encontrar caminhos de consenso entre o Ministério Público e os órgãos responsáveis pela preservação do meio ambiente. Soluções que permitam o desenvolvimento sustentável. Para isso, tem de haver boa vontade de todos para acharmos uma solução. É preciso normatizar, ter um documento que possa nortear as ações. A elaboração de um Plano de Desenvolvimento Regional Específico para os Municípios Lindeiros  vai resolver isto”, comentou, ao lado do superintendente do Ibama, que também havia defendido uma solução consensual para o problema.

O procurador da República em Umuarama, Robinson Martins que provocou a reunião, fez encaminhamento acentuando as dificuldades  em progredir em uma exploração racional, sustentável e respeitosa ao meio ambiente nos municípios banhados especialmente pelo Rio Paraná. Disse estar à disposição para colaborar no estabelecimento de regras para a ocupação destes espaços pertencentes ao município.

Os prefeitos de Icaraíma, Paulo Queiroz; de Altônia, Amarildo Novato; de São Jorge do Patrocínio, Valdelei Nascimento; de Jussara, Moacir Valentin; e os representantes da Prefeitura de Alto Paraíso, vice-prefeito, Luiz Eliseu dos Santos; e de Francisco Alves, Paulo Sérgio Pinto; concordaram que o coordenador do Consórcio Coripa, Erik Xavier, e Douglas Gomes, elaborem um plano diretor sustentável para esses municípios.

Além de Callado, Sorvos e Martins, participaram da reunião de hoje Rita Pulner (procuradora-chefe do Ibama);  Amarildo Ribeiro Novato (prefeito de Altônia); Moacir Valentini (prefeito de Jussara); Paulo de Queiroz Souza (prefeito de Icaraíma);  Valdelei Nascimento (prefeito de São Jorge do Patrocínio); Luiz Eliseu dos Santos, vice-prefeito de Alto Paraíso; e Paulo Sérgio Pinto (Prefeitura de Francisco Alves).

E ainda: Erick Xavier e Douglas Gomes, do Coripa (Consórcio Intermunicipal para Conservação Remanescente do Rio Paraná e Áreas de Influência); Heitor Rubens Raymundo (do IAP-Proju); José Odenir Júnior (Assessor do deputado estadual Nelson Garcia); Victor Martins (Prefeitura de Iporã); Marcos Faria (Prefeitura de Alto Paraíso); José Rezende Neto (secretário do Meio Ambiente de Alto Paraíso) e Romano Neto (ICM Bio). 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da AMP

 

 

CORIPA COMEMORA SEUS 30 ANOS
30/03- Foi o primeiro consórcio público do país criado com a finalidade de conservação da natureza e ao longo dos anos ganhou destaque em âmbito nacional em reconhecimento.
RIO+LIMPO – ALTÔNIA
25/03- A ação contribui para a preservação do meio ambiente e a conscientização da população em prol de uma vida mais saudável.
Técnicas em apoio s gestão de resíduos sólidos visitam Unidades de Valoração de Recicláveis
24/03- O objetivo das visitas foram para reconhecimento e coleta de informações da atual situação dos municípios em relação a triagem de resíduos sólidos.
Municípios Consorciados
Mapa do site
CNPJ: 00.678.603/0001-47 | Consorcio Interm P/Cons Reman Rio Pr e Areas Influenc.
Website desenvolvido por