Estão abertas as inscrições para o Prêmio ECO, realizado pela Amcham Brasil (Câmara Americana de Comércio) desde 1982, para reconhecer práticas empresariais sustentáveis. As informações sobre inscrições, regulamento e o processo de julgamento estão no sitewww.premioeco.com.br. Os cases podem ser inscritos até 15 de agosto, e a cerimônia de premiação será em dezembro.
O prêmio mobilizou, ao longo de três décadas, 2.132 companhias nacionais e multinacionais, responsáveis por inscrever 2.655 projetos. “O prêmio acompanha a evolução da sustentabilidade empresarial no país e sinaliza suas tendências”, diz Daniela Aiach, diretora de Eventos Corporativos da Amcham e responsável pelo Prêmio Eco.
Modalidades e novidades
A premiação contempla duas modalidades de projetos. A ELIS (Estratégia, Liderança e Inovação para a Sustentabilidade) analisa cases de empresas que incorporam a sustentabilidade em toda sua gestão. Já Práticas de Sustentabilidade, que se subdivide nas categorias “Produtos ou Serviços” e “Processos”, avalia trabalhos pontuais.
Podem candidatar-se empresas de todo o país, públicas, privadas ou de economia mista e de todos os portes. Para analisar os projetos, a Amcham contará com um júri formado por 50 renomados integrantes, entre eles consultores, gestores, pesquisadores de universidades e especialistas na área.
Para a 32ª edição da premiação, a Amcham traz como novidade o reconhecimento de “Destaque do ano”, que será atribuído a uma empresa de grande porte, vencedora na modalidade ELIS. A escolha será feita a partir da avaliação de cinco jurados e da pontuação.
Outra novidade do Prêmio é a reestruturação dos critérios da modalidade ELIS baseada no conceito ESG (Environmental, Social and Governance) que passa a avaliar a governança para sustentabilidade. Além disso, foram estabelecidos pesos e questões diferenciadas por setor para avaliação das empresas de grande porte na modalidade ELIS. “Estamos trabalhando para melhorar nossos critérios de avaliação e para torná-los ainda mais justos”, comenta Daniela.
No total, serão oferecidos onze prêmios, sendo cinco para a modalidade ELIS e três para cada uma das duas categorias da modalidade Práticas de Sustentabilidade.
Feedback para melhoria dos projetos
O Prêmio Eco também disponibiliza a todos os participantes um feedback da avaliação, com o objetivo de contribuir para a melhoria dos projetos. Ao final da edição, as empresas recebem um gráfico com suas notas em cada um dos quesitos julgados, comparando-as com as médias e as notas mais altas obtidas em seu segmento e em sua modalidade.
Além disso, todos os participantes poderão receber, mediante encomenda, relatórios de diagnóstico personalizados, feitos pela Amcham em parceria com uma instituição de ensino de renome, a ser divulgada. Esses documentos terão análise de pontos fortes e fracos, além de sugestões de melhoria.
Convidados especiais
A Amcham traz convidados especiais para todas as cerimônias de premiação. O Prêmio ECO já contou com a presença de ícones mundiais em sustentabilidade, como a ex-primeira ministra da Noruega, Gro Harlem Brundtland, criadora do conceito de desenvolvimento sustentável; o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso; o ex-vice presidente dos Estados Unidos e ganhador do Prêmio Nobel da Paz, Al Gore.
Cases premiados em 2013
Os vencedores da última edição do Prêmio ECO foram:
Modalidade ELIS
- HP (grande porte)
- Tetra Pak (grande porte)
- Schneider Electric (grande porte)
- Beraca Sabará Químicos e Ingredientes (pequeno e médio portes)
Modalidade Práticas de Sustentabilidade, categoria Processos:
- AES (grande porte)
- PepsiCo (grande porte)
- Korin (pequeno e médio portes)
Modalidade Práticas de Sustentabilidade, categoria Produtos ou Serviços:
- Schneider Electric (grande porte)
- Deca (grande porte)
- Santander (grande porte)
- Precon (pequeno e médio portes)
Fonte: Prêmio Eco