Que tal participar do Desafio do Balde de Gelo, mas sem usar água? Parece estranho, mas essa é a proposta do movimento do Balde Vazio para incentivar doações para pesquisas sobre a esclerose lateral amiotrófica (ELA), sem desperdício de água.
Lançado pela ONG OndAzul, fundada pelo cantor Gilberto Gil, o movimento chama a atenção dos brasileiros para acrise hídrica vivida no País, mas não desmerece a causa - tanto que a fundação doou 500 reais para o ALS Association, que arrecadou cerca de em apenas um mês.
No , internautas podem enviar vídeos em que apareçam virando baldes vazios sobre a cabeça, usando a hashtag #BaldeVazio, e ainda encontram os endereços eletrônicos das iniciativas que recebem doações.
Segundo dados do jornal Washington Post, o #ALSIceBucketChallenge já desperdiçou quase 18,9 milhões de litros de água. Essa quantidade seria suficiente para encher 63 milhões de copos d’água ou tomar 420 mil banhos de cinco minutos.
10 MOTIVOS PARA ECONOMIZAR ÁGUA
O movimento do Balde Vazio publicou uma lista de dados da ONU com 10 razões para não usar água no desafio do balde. Conheça-os, abaixo:
1) A cada minuto, sete pessoas morrem no planeta por ingerir água insalubre.
2) Aproximadamente 11% da população mundial ainda consome água retirada diretamente de leitos de rios.
3) Por dia, precisamos de 20 a 50 litros de água para nossas necessidades básicas.
4) Crianças nascidas em países industrializados tendem a utilizar de 30 a 50 vezes mais água que as de países de terceiro mundo.
5) Um bilhão de pessoas ainda não tem acesso à água potável no planeta.
6) Todos os anos, dois milhões de pessoas morrem por conta da ingestão de água insalubre, falta de saneamento básico ou falta de higiene.
7) 70% da superfície terrestre é coberta por água, porém, apenas 1% deste total é potável.
8) Cerca de cinco mil crianças morrem todos os dias por ingestão de água contaminada e falta de saneamento básico.
9) 12% do reservatório mundial de água superficial doce do mundo está no Brasil.
10) A cada mil litros de água utilizados, 10 mil litros são poluídos em rios e nascentes.
Fonte: Planeta Sustentável