Amapá apresentou menor índice de desmatamento da Amazônia em 2013

Pelo segundo ano consecutivo, o Amapá apresentou a menor taxa de desmatamento de florestas entre os nove estados que compõem a Amazônia. Foram 23 quilômetros quadrados de área desmatada, quantidade três vezes menor que a do Tocantins, segundo colocado. Os dados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e se baseiam em imagens de satélites que compõem o Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal (Prodes).

O índice de 2013 do Amapá teve uma queda de 15% em relação a 2012, quando o estado perdeu 27 quilômetros quadrados de área desmatada por corte raso, a modalidade mais nociva, pois ocorre remoção súbita e rápida da vegetação. O estudo também aponta que desde 2011, o estado vem apresentando queda no índice de degradação.

Nos últimos 10 anos, a taxa de 2013 foi a menor já registrada para o Amapá, e quatro vezes mais baixa que a maior detectada, em 2008, com 100 quilômetros quadrados. Os números do projeto Prodes, segundo o Inpe, são usados pelo Governo Federal para a implantação de políticas públicas para a região. Os dados são apresentados de forma estimativa nos meses de dezembro, e os consolidados são divulgados no ano seguinte.

Os estados que apresentaram as maiores taxas de desmatamento foram Pará e Mato Grosso, com 2.346 e 1.139 quilômetros quadrados, respectivamente.

O total das áreas degradadas em 2013, soma 5.891 quilômetros quadrados, um aumento de 29% em relação ao ano anterior. O crescimento do desmatamento não acontecia, segundo o instituto, desde 2008. Além do Amapá, Acre apresentou redução de corte de áreas de floresta no ano passado.

De acordo com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), 73% das florestas do Amapá são preservadas através de unidades de conservação e áreas indígenas, um dos fatores que contribui para o baixo número de locais desmatados.

 

Fonte: G1

CORIPA recebe o prefeito de Douradina na sede do Consórcio
17/04- Discutiram sobre a elaboração do projeto de pavimentação da Estrada Santa Isabel.
CORIPA COMEMORA SEUS 30 ANOS
30/03- Foi o primeiro consórcio público do país criado com a finalidade de conservação da natureza e ao longo dos anos ganhou destaque em âmbito nacional em reconhecimento.
RIO+LIMPO – ALTÔNIA
25/03- A ação contribui para a preservação do meio ambiente e a conscientização da população em prol de uma vida mais saudável.
Municípios Consorciados
Mapa do site
CNPJ: 00.678.603/0001-47 | Consorcio Interm P/Cons Reman Rio Pr e Areas Influenc.
Website desenvolvido por