Nesta última sexta-feira (dia 19) o Instituto Chico Mendes (ICMBio) realizou a 1ª Reunião Plenária do Conselho Gestor da APA Ilhas e Várzeas do Rio Paraná. Na ocasião os 110 representantes das entidades conselheiras foram empossados, aprovaram a primeira parte do Plano de Ação do Conselho e encaminharam as primeiras propostas para a elaboração do regimento interno do conselho.
Conhecida como APA Federal, esta unidade de conservação de uso sustentável e maior do bioma Mata Atlântica (1.005.180,71 hectares), foi criada em 1997 para proteger o rio Paraná e seus ecossistemas associados. Em 2009 foi publicada a portaria com a indicação das 55 entidades conselheiras dos estados do Paraná, Mato Grosso do Sul e de São Paulo, as quais representam os produtores e trabalhadores rurais, pescadores, moradores e outras associações comunitárias, ONGs ambientalistas, indústria e comércio, ensino e pesquisa, poder público municipal, estadual e federal.
Segundo o chefe da APA Federal, Erick Xavier, os temas prioritários para o conselho até o fim do ano serão a elaboração do regimento interno do conselho e dar início aos primeiros passos para a elaboração do Plano de Manejo da área protegida. Além do Grupo de Trabalho do Regimento Interno, no mês de outubro duas comissões irão se reunir na cidade de Porto Rico para discutir a regulamentação do uso das praias do rio Paraná e o ordenamento da expansão urbana dos portos, condomínios e loteamentos do interior da APA.
Braz Reberte Pedrini, presidente do Sindicato Rural de Altônia, diz-se satisfeito com a reunião ao ressaltar que “hoje, efetivamente somos todos conselheiros e empossados”. Segundo ele, a APÀ Federal é de grande importância, assim como a participação dos conselheiros é fundamental para a sua gestão pois ainda há muito a ser feito no ordenamento de seu território.
As próximas reuniões da APA Federal serão regionais e realizadas no mês de novembro nas cidades de Batayporã, São Pedro do Paraná, São Jorge do Patrocínio e Eldorado.
Fonte: Erick Caldas Xavier