A história da ativista ambiental Julia Butterfly Hill


Na década de 90, a ativista ambiental Julia Butterfly Hill passou 738 dias em cima de uma árvore, sem tocar com os pés no chão. O motivo? Ela não queria que cortassem uma árvore milenar sequoia de 60 metros de altura, que foi batizada de "Luna". Apesar de ser antiga, a história inspirou outros ativistas espalhados pelo mundo. Atualmente, Julia possui um site para falar sobre o meio ambiente e lançou livros como o Becoming e o The Legacy of Luna - o segundo conta toda essa história em detalhes.
O protesto da ativista foi realizado no bosque da cidade de Stanford, na Califórnia (Estados Unidos), quando tinha 23 anos, em 1997. Uma madeireira local tinha uma lista de árvores a serem derrubadas e Luna era uma delas. Foi quando Julia resolveu se arriscar e só pisou no chão novamente quando a empresa assinou um documento legal oficial de que nenhuma das árvores da redondeza seria cortada.
E para quem se pergunta como ela conseguiu sobreviver, lá vai a resposta: Julia tinha pouco mais do que um fogareiro, uma bolsa hermética para fazer suas necessidades e uma esponja, com a qual se lavava com a água da chuva e comia com a ajuda de uma pequena equipe. Ela presenciou invernos, tempestades e o desmatamento de uma parte do bosque que, segundo ela, durante seis dias sofreu com a fumaça que tomou conta de seus olhos e garganta.Apesar da madeireira ter montado uma guarda para impedir que ela recebesse comida, Julia alarmou toda a região através de seu celular, que era carregado com pequenos painéis solares. Com isso, ela dava entrevistas para chamar a atenção de toda a comunidade e, ao mesmo tempo, fazia negociações com a empresa. Em 1999, ela abandonou a altura de 50 metros, uma plataforma de cerca de três metros quadrados e uma lona impermeável que a protegia da chuva devido a desistência da empresa em cortar a árvore. "Todos temos mais poder do que imaginamos", destaca Julia em seu site.

Fonte:Ecodesenvolvimento.com

 

GUAÍRA - 73 ANOS

Parabéns ao município de Guaíra pelos seus 73 anos de histó

NOVO CONTATO TELEFÔNICO
Ligue ou encaminhe sua mensagem via WhatsApp.
Uma noite memorável, cerimônia de assinatura de convênio junto a Itaipu Binacional
15/10- O convênio irá abranger as áreas de gestão de resíduos sólidos, energia renovável e manejo de água e solo.
Municípios Consorciados
Mapa do site
CNPJ: 00.678.603/0001-47 | Consorcio Interm P/Cons Reman Rio Pr e Areas Influenc.
Website desenvolvido por