No dia 4 de outubro é comemorado o dia de São Francisco de Assis, o protetor dos animais e padroeiro do meio ambiente.
Ao longo dos séculos São Francisco, passou a ser admirado por seus votos de pobreza, liberdade religiosa, humildade, além de grande bondade com todos os seres vivos, em especial os animais.
Não existiu homem que fosse estranho a seu coração: leprosos, bandoleiros, nobres ou plebeus; todos eram seus irmãos. Mas ainda, ninguém como ele irmanou-se tanto com o universo: foi irmão do sol, da água, das estrelas e dos animais. Francisco de Assis foi canonizado em 1228.
O projeto "São Francisco de Ilha Grande" foi desenvolvido pelo CORIPA, que em setembro de 2011 foi até o município de Guaíra para encomendar ao Frei Pacífico – renomado artesão da região uma imagem do Santo, esta que foi esculpida em madeira com cerca de 2 de altura. Segundo o artesão, a imagem tem as características do povo brasileiro.
APRESENTAÇÃO
Segundo a crença, a imagem de São Francisco de Ilha Grande – como ficou conhecida na região, representa a proteção contra as queimadas na fauna e flora, além de ser protetor do meio ambiente.
Guardado nas ilhas do Parque Nacional de Ilha Grande, o Santo itinerante já percorreu diferentes lugares, levando a benção para eventos cuja causa é destinada a conservação da natureza.
Este projeto busca unificar os municípios e os seus eventos que envolvem o rio Paraná. Espera-se que se torne tradicional e que a sua ritualística siga adiante. Estimulando assim, o ecoturismo, o turismo religioso e o turismo náutico. Eventos regionais como esse, irá dar maior visibilidade aos municípios, campeonatos e torneios de pesca da região.
Ainda, pretende tornar o Parque Nacional de Ilha Grande mais conhecido, mais amado e mais preservado.