Dilma faz nove vetos à MP do Código Florestal, diz ministra do Meio Ambiente.

A presidente Dilma Rousseff aprovou, com nove vetos, uma das leis mais importantes para o Brasil: o Código Florestal, que regula o uso da terra para a agricultura. Os vetos sobre um texto negociado no Congresso incluem itens como a recuperação de margens de rios e áreas desmatadas, mas não atingem pontos essenciais do Código.

A decisão pode provocar polêmica. Os artigos vetados pela presidente Dilma Rousseff foram alvo de grande discussão no Congresso antes de serem aprovados. Entre eles o que previa uma recuperação de, pelo menos, 15 metros das matas de beira de rios em propriedades médias.

Com o veto, esse limite mínimo volta a ser de 20 metros. A presidente também vetou o artigo que estabelecia uma área de proteção de apenas cinco metros nas margens de rios intermitentes de até dois metros de largura para qualquer tamanho de propriedade. Outro ponto vetado é o que permitia que a recuperação de áreas de preservação permanente fosse feita apenas com árvores frutíferas. O governo quer o uso de árvores nativas.

O líder da frente parlamentar da agropecuária, deputado Homero Pereira (PSD-MT), reagiu aos vetos. “Nós achamos que houve um golpe e nós certamente vamos reagir a esse golpe que foi construído por ícones do ambientalismo que representavam o PT e o governo no Senado Federal”.

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, defendeu a presidente. “Foram todos fundamentados naquilo que é o princípio da edição da medida provisória que significa não anistiar, não estimular desmatamentos ilegais e assegurar a justiça social no campo, a inclusão social no campo em torno dos direitos dos pequenos proprietários e agricultores familiares”.

Além dos vetos, o Diário Oficial desta quinta-feira (18) traz um decreto que restabelece o tamanho das áreas de preservação permanente que devem ser recuperadas, nas propriedades médias. Essas áreas são bem maiores do que as que o Congresso aprovou.

GUAÍRA - 73 ANOS

Parabéns ao município de Guaíra pelos seus 73 anos de histó

NOVO CONTATO TELEFÔNICO
Ligue ou encaminhe sua mensagem via WhatsApp.
Uma noite memorável, cerimônia de assinatura de convênio junto a Itaipu Binacional
15/10- O convênio irá abranger as áreas de gestão de resíduos sólidos, energia renovável e manejo de água e solo.
Municípios Consorciados
Mapa do site
CNPJ: 00.678.603/0001-47 | Consorcio Interm P/Cons Reman Rio Pr e Areas Influenc.
Website desenvolvido por