Parna Ilha Grande e Coripa assinam termo de reciprocidade

O Coripa foi criado em 1995 pelos municípios paranaenses lindeiros ao parque nacional. Sua atribuição inicial era administrar as APAs municipais recém-criadas, bem como fazer a gestão integrada dos temas ambientais dos municípios que integram o consórcio, juntamente com as secretarias de meio ambiente municipais. Já instituído, o consórcio participou ativamente da mobilização social e política voltada à criação do Parque Nacional de Ilha Grande. Essa atuação relevante está demonstrada no decreto de criação da unidade, que atribui a gestão da UC à autarquia federal, podendo ser compartilhada com as OEMAs (PR/MS) e o Coripa.

Após a criação do Parna, o Coripa passou a ter também a atribuição de apoiar sua gestão. Embora a parceria não tenha sido oficializada por convênio, ela ocorre informalmente em diversas áreas, como instalação de aceiros, combate a incêndios, apoio à fiscalização e seção da primeira sede do Parna, de equipamentos e mão de obra esporádica. Romano Pulzatto, chefe do parque, explica que o Parna Ilha Grande é uma unidade diferenciada, formada por aproximadamente 180 ilhas ao longo de 140 quilômetros do rio Paraná. Consequentemente, a proteção e o ordenamento da visitação exige um grande esforço da equipe gestora.

“Necessitaríamos de funcionários distribuídos em todos os municípios, pois em todos há pressão sobre a UC, dada a região altamente urbanizada e populosa. Essa dificuldade é vencida com o apoio do consórcio uma vez que ele possui agentes municipais distribuídos de norte a sul do Parna, atuando sob orientação do ICMBio no apoio logístico, na proteção, no monitoramento e combate a incêndios florestais, na educação ambiental e pesquisa, além da disponibilização de barcos e pequenos repasses financeiros emergenciais”, explica Romano.

O consórcio também contribuiu com a implantação da sede administrativa do parque em Umuarama (PR), município que concentra diversos órgãos públicos das esferas federal e estadual na região, fundamental para a condução da regularização fundiária, por meio do fornecimento de equipamentos e estagiários. “Assinado o termo de reciprocidade, já estabelecemos metas relevantes para 2013, como a formação do conselho consultivo e o ordenamento do uso público”, destacou o chefe do parque.

CORIPA recebe servidores do município de Altônia na sede do Consórcio
25/06- Discutiram sobre algumas obras que o município tem planejamento para executar, buscando auxílio do Consórcio na obtenção das licenças ambientais pertinentes.
São Jorge do Patrocínio - 43 anos
Anos de história e contribuição para o desenvolvimento do nosso território!
Mais infraestrutura para os portos que dão acesso ao rio Paraná
14/06- Serão estruturas padronizadas e instaladas em todos os portos que dão acesso ao rio Paraná através de assinatura de convênio com o Governo do Estado do Paraná.